Qual a melhor forma de se consumir colágeno?

A produção da proteína pelo organismo começa a diminuir antes dos 30 anos e pode levar ao enfraquecimento dos ossos, articulações e músculos
O colágeno é uma proteína essencial do corpo humano e principal componente do tecido conjuntivo. Pele, ossos, músculos, cartilagens, articulações, tendões, cabelos e unhas necessitam do colágeno para firmeza e sustentação. É cada vez maior a indicação por médicos e nutricionistas o uso de suplementos de colágeno. Mas qual será a melhor maneira de se consumir o colágeno?

O nutricionista esportivo Diogo Círico, consultor da Growth Supplements, para uma melhor absorção da proteína, o ideal é consumir o colágeno hidrolisado.

“Trata-se do suplemento mais recomendado, pois traz em sua composição dois aminoácidos essenciais: a prolina e a glicina, que atuam na estabilidade e na regeneração das cartilagens.”

O uso de um suplemento de colágeno hidrolisado pode ser bastante benéfico para pessoas que praticam esportes, amadores e profissionais, cujas atividades aumentam ainda mais o desgaste articular.

“Corridas e outros esportes de impacto, como vôlei, basquete e pular corda, por exemplo, exigem bastante dos joelhos. Para esse público é indicado usar o suplemento”, explia Círico.

Pesquisa comprova benefício do colágeno hidrolisado para evitar flacidez

Leia também: comprar Nutren Beauty

Segundo Carolina Pimentel, PhD em ciência da nutrição e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife, a utilização por via oral permite que o colágeno entre na corrente sanguínea, agindo no local em que o colágeno é produzido: os fibroblastos, que ficam nas camadas mais profundas da pele e que são responsáveis pela produção de colágeno neste importante órgão, permitindo que o tecido conectivo seja reforçado a partir de dentro, diferentemente da ação tópica do colágeno.

A nutricionista esclarece que a ingestão de bebidas contendo colágeno hidrolisado torna fácil a digestão e a absorção, bem como, a produção de colágeno pelo organismo a partir dos aminoácidos livres, estimulando as células humanas envolvidas na biossíntese do colágeno, aumentando a produção endógena do colágeno pelos fibroblastos.

Leia também: Skin renov é bom

Colágeno é o sonho de consumo das mulheres que querem manter a juventude

As principais formas de reposição de colágeno são por via oral, pela ingestão de bebidas ou suplementos alimentares em pó ou em cápsulas, ou por via tópica, por meio de cremes ou géis. Há também alimentos que auxiliam a reposição do colágeno são os alimentos ricos em proteínas, como as carnes vermelhas, de frango e de peixe.

As principais fontes de colágeno são as proteínas animais. Para manter a forma, a escolha sempre deve ser por carnes magras e ovos. É indicado somar suplementos com uma dieta rica em vitamina complexo B, C, vitamina E, Zinco, ferro, devido a participação destes nutrientes na síntese de colágeno endógeno.

Conheças as novidades estéticas para rejuvenescer a pele

Existem ainda produtos injetáveis e sessões feitas em aparelhos de laser que promovem a estimulação do colágeno do próprio organismo (colágeno endógeno), de acordo com a dermatologista Dra Heloisa Soares Gersgorin. “Há ainda a forma de manipulação de cápsulas que normalmente são feitas por hidroxiprolina com uso de 100 mg tomado uma vez ao dia que faz com que o colágeno endógeno seja altamente estimulado”.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *