Cuidados para a sua pele

Para uma pele sem idade

Nós não somos iguais aos sinais do tempo porque a maneira como envelhecemos é de 60% devido à genética. 

A primeira coisa a saber: quanto mais seca a pele, mais ela está enrugada, diz o Dr. Pomarède. Devemos, portanto, favorecer os mesmos alimentos que para a pele seca: vários óleos de tempero, peixes e ovos oleosos . 

Faça fortemente carregado com frutas e legumes , que são ricos em antioxidantes para combater os efeitos do envelhecimento dos radicais livres: salada de milho, brócolis, couve , espinafre , acelga , pimentas e ervilhas , morangos , framboesas , amoras , romã e groselha preta. 

Para pele menos oleosa

Existem alimentos que regulam a secreção de sebo, grande responsável pela pele oleosa: aqueles que contêm zinco . Para que você possa saborear em boa consciência um geleia de ostra ou um bife , ambos contêm esse oligoelemento precioso. 

Se você realmente quer fazer do sebo uma história antiga, nada melhor do que limitar os açúcares : a glândula sebácea usa o açúcar para produzir sebo, então quanto mais comemos, menor a glândula produz gordura que faz o rosto brilhar. como um farol na noite. 

Para reparar ou prevenir os efeitos do sol

A pele bem nutrida será mais forte porque o colágeno e a elastina serão de melhor qualidade. 

Estudos mostraram que alimentos ricos em licopenose aqueles ricos em ácidos graxos essenciais reduzem o risco de queimaduras solares. É interessante pensar em sua dieta como um complemento ao filtro solar, por exemplo, com tomates com azeite (os tomates são ricos em licopeno, que, combinados com a gordura do óleo, serão melhor assimilados por o corpo). No entanto, não é suficiente fazer um único almoço desse tipo para preparar sua pele, mas sim oito a dez semanas de consumo regular desses alimentos antes da exposição.  

O Dr. Pomarède também aconselha a ingestão de alimentos que contenham caroteno , como damascos , cenouras e mangas , além de peixes gordurosos como cavala , sardinha ou salmão (para gorduras boas).  

Os taninos do chá verde também têm efeitos positivos na resistência da pele à exposição solar, devido à ingestão diária durante 12 semanas. O chá verde é rico em polifenóis. Estas moléculas retêm os radicais livres induzidos pela exposição solar e deterioram as diferentes estruturas da pele. Mais do que o número de xícaras por dia, é com o tempo que o chá é interessante e nunca devemos esquecer que, mesmo que o conteúdo de sua refeição seja irrepreensível durante meses, ninguém está isento do uso de chá. proteções: chapéu, protetor solar e guarda-chuvas

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Para proteger a pele sensível e reativa

Pele que cora ao menor frio ou irrita necessidades nutrientes para ajudá-lo a lidar com as agressões. Nem sempre fazemos a ligação entre a qualidade da flora intestinal e o estado da pele, enquanto que, com uma flora equilibrada, a pele ficará menos frágil porque melhor nutrida. Para isso, nós preferimos boa fibra e alimentos fermentados : queijos , iogurtes , embutidos, temperos, vinho, kimchi , couve , kombucha, pão sourdough, molho de soja, cerveja … 

Ao comer peixes gordurosos , como o salmão, uma ou duas vezes por semana, ao temperar suas saladas comnozes, colza ou óleo de grainhas, você aumenta a elasticidade da pele e, portanto, sua resistência. 

Os vegetais coloridos são ricos em antioxidantes que são protectores para a pele, o consumo de 5 a 7, frutas e vegetais tais como tomate , a pimenta , o brócolos , os damascos ou bagas para, pelo menos, um mês vai ajudar a pele para reconstruir sua elasticidade e resistência ao frio ou ao calor. 

Um dia de cardápios “Pele bonita” para tudo

Aqui estão os melhores alimentos para uma pele naturalmente radiante: cenoura , alface de cordeiro , ovo , abacate , chá verde e especiarias . O prato que combina tudo: salada legumes , mastiga e ovo cozido, porque todos os elementos essenciais estão lá: vitaminas, proteínas, fibras e ácidos graxos essenciais. 

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