Como Fazer Chá de Gengibre – Receita e Dicas em Dieta, Receitas

Como Fazer Chá de Gengibre – Receita e Dicas em Dieta, Receitas

Receita natural e fácil, o chá de gengibre possui diversos benefícios relacionados ao corpo humano, sendo indicado especialmente em casos de gripes, resfriados e tosses. O consumo deve ser moderado, entretanto, não ultrapassando duas xícaras da bebida por dia, exceto no tratamento de tosses persistentes.

Sua propriedade mais interessante, porém, é seu caráter termogênico, ou seja, a bebida é capaz de provocar um maior gasto de energia fazendo o nosso corpo ao produzir mais calor. Nesse aspecto, o chá de gengibre tem efeitos similares e mais saudáveis que muitos remédios emagrecedores, o que lhe dá a fama de alimento emagrecedor e facilitador da perda de gordura corporal.

Ainda assim, caso a intenção seja a perda de peso, seu consumo deve ser aliado à realização de exercícios físicos regulares e, se possível, a acompanhamento nutricional regular.

Os benefícios do chá de gengibre para a saúde são inúmeros. Mas para que serve a bebida, e como fazer chá de gengibre?

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Para que serve o chá de gengibre?
Esta raiz asiática possui características bactericida e fungicida, anti-inflamatórias, é diurético, alivia dores de estômago e enjoos, melhora a digestão e a circulação sanguínea e impulsiona o sistema imunológico. Existem diversos estudos, ainda, sobre a possibilidade do gengibre ter efeitos anti carcinogênicos e sobre sua atuação na prevenção e no tratamento do câncer.

É uma planta que estimula também o aquecimento do corpo, especialmente das extremidades (mãos e pés), ao estimular os receptores da capsaicina – mesmo componente que dá a ardência às pimentas – sendo considerada uma “erva de aquecimento”.

Esta qualidade termogênica dá ao chá de gengibre a qualidade de emagrecedor, especialmente por acelerar o metabolismo e, assim, estimular a queima de gorduras, ainda que o corpo não esteja em movimento. Em conjunto com sua característica diurética, o chá de gengibre é uma bebida natural e saudável para agilizar o emagrecimento.

Como fazer chá de gengibre
Vendido em saquinhos, desidratado, em pó ou fresco, o gengibre é relativamente fácil de ser encontrado em mercados ou feiras. Para extrair o máximo de seus benefícios, entretanto, recomenda-se o uso da raiz fresca e o conhecimento de como fazer chá de gengibre em casa.

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Existem diversas receitas de bebidas feitas a partir do chá de gengibre, tornando-o mais saboroso ou amplificando suas propriedades. Descrevemos abaixo duas fáceis receitas de como fazer chá de gengibre.

1. Receita simples de chá de gengibre
Ingredientes:

Cerca de 2 a 3 cm de gengibre fresco, ou 5 colheres da raiz de gengibre ralada;
1 litro de água.
Preparação:

Após lavar bem e ter cortado ou ralado a raiz, espere a água ferver em fogo alto e adicione o gengibre. Tampe a panela, reduza o fogo para reduzir a fervura e aguarde de 8 a 10 minutos. Desligue o fogão, espere amornar e coe antes de consumir.

2. Chá de gengibre com limão
Após o aquecimento da água e a adição do gengibre, use o suco de um limão ou corte a fruta ao meio e a coloque, com casca, na mistura. Tampe a panela, diminua o fogo, e aguarde de 8 a 10 minutos até o fim da infusão.

Dicas de como preparar, tomar e armazenar o chá
Tome cuidado para não esquentar demais a raiz, dado que o gengibre pode perder parte de suas propriedades;
O gengibre ralado libera mais suas substâncias, porém se torna mais sensível ao aquecimento excessivo e faz com que o chá tenha um sabor mais forte;
Use mel ou açúcar mascavo para adoçar o chá de gengibre de maneira saudável;
Se desejar enfraquecer o sabor forte do chá, adicione mais água ou mel à bebida;
Ao colocar limão com casca no chá de gengibre, a mistura se torna um ótimo diurético natural, além de conter antioxidantes provenientes da fruta. A casca ajuda a adicionar fibras e aumenta a sensação de saciedade da bebida, e tomá-lo durante o dia ajuda controlar a gula e a ansiedade;
É possível armazenar o chá a fim de tomá-lo durante o dia, e a única alteração para fazer o chá gelado é guardá-lo na geladeira após o preparo. Ele ainda pode ser reaquecido;
Para acelerar os efeitos do chá de gengibre pode-se substituir a água por chá verde ou chá mate no momento de prepará-lo, uma vez que ambos são termogênicos e diuréticos.
Cuidados
O chá de gengibre ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuindo sua viscosidade e agindo como anticoagulante. O resultado é um aumento na possibilidade de sangramentos e hematomas, fazendo com que o gengibre não deva ser usado por quem usa remédios sintéticos para este fim sem consultar a um médico primeiro;
Não se deve tomá-lo em casos de febre alta (>38°C), se houver inflamações na pele, úlceras ou pedras na vesícula;
Antes de tomar o chá de gengibre durante a gravidez é preciso discutir sobre seu consumo com um obstetra;
Não existem fórmulas mágicas para o emagrecimento e, ainda que o chá de gengibre ajude a atingir este objetivo, deve-se equilibrar seu consumo com uma dieta alimentar saudável e exercícios regulares.

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